Nossa Escola

Agradecemos imensamente a visita.

Conheça um pouco mais sobre esta Família acessando os links abaixo. Quaisquer outros esclarecimentos, favor entrar em contato com nossa Secretaria pelo telefone 2229-9457 ou 97034-3436v (whatsApp). Obrigado.

Palavra do Diretor
.

Diretor 1Prezados Responsáveis,

O Colégio Ary Quintella sente-se honrado em assumir a co-participação na educação de seu(sua) filho(a).

Temos plena consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida.

Mais do que nunca, faz-se necessária a união entre pais e filhos, Escola e Família, a fim de garantir uma vida com responsabilidade e um futuro de sucesso para seu(sua) filho(a).

Para obtermos este sucesso, contamos com uma equipe qualificada que, ciente da grande missão que é educar, valoriza, vivencia e transmite conceitos sólidos que norteiam a vida de nossos alunos.

E, agora, vocês ainda poderão contar com mais este recurso que é a Internet. Através dela, vocês acompanharão todo o desenvolvimento de seu filho na escola: terão acompanhamento de suas notas, seu comportamento; um link direto para falar com os responsáveis pela instituição; os projetos que estão sendo realizados; e muito mais. Resumindo: terão acesso das crenças que dão identidade ao CAQ, às informações referentes ao funcionamento da Escola, ao processo educacional e às normas que regem o relacionamento aluno-escola.

Assim sendo, solicitamos a visita constante ao nosso site. Para esclarecimentos em caso de qualquer dúvida, nossa equipe estará sempre disponível para atendê-los.

Que esta inovação venha lhes proporcionar uma participação efetiva no desempenho do seu filho e aproximar-nos cada vez mais.

Até breve!
Professor Carlos Alberto Teixeira (Diretor Geral)


Projeto Pedagógico 2024
Nossa Escola
.

 

Projeto Político Pedagógico

IDENTIFICAÇÃO

 O Colégio Ary Quintella fica situado à rua Macedo Braga, 223 – Abolição – Rio de Janeiro. Cep: 20755-180. Telefone: (21) 2229-9457 e-mail: faleconosco@colegioaryquintella.com.br.

CNPJ: 27.819.341/0001-40.

PÚBLICO ALVO

Educação Infantil (completos até o dia 31 de março)

Educação Infantil 1 – 3 anos (Maternal 2)

Educação Infantil 2 – 4 anos (Pré 1)

Educação Infantil 3 – 5 anos (Pré 2)

Ensino Fundamental:

1º ano – 6 anos

2º ao 9º anos – 7 a 14 anos

Ensino Médio:

1ª Série, 2ª Série e 3ª Série – 15 anos em diante

FILOSOFIA

Colégio Ary Quintella tem por base oferecer uma proposta educativa consistente, alicerçada em princípios morais e cristãos, cujo objetivo é auxiliar a criança e o adolescente no seu desenvolvimento global, visando a formação do auto-conceito estável e positivo, a construção da autonomia, cooperação, cidadania e competência.

Em função do acima citado é que o currículo é pensado e a prática pedagógica desenvolvida.

METODOLOGIA

A escola, durante o seu percurso, assumiu o papel de transmissora de conhecimentos organizados pela classe dominante, o que impediu que fosse formalizado um projeto democrático, onde se construísse o conhecimento a partir das idéias de justiça, igualdade e fraternidade. Nesse sentido, propomos a modificação na orientação pedagógica, visando:

Mobilizar o aluno através de atividades prazerosas e adequadas;

Ser agradável, partindo sempre da realidade do aluno, problematizando e levando a produção, expressão, síntese e aplicação do conhecimento.

 TIPO DE CONTEÚDO

A seleção dos conteúdos será feita de modo a valorizar as experiências do aluno, priorizando uma forma de caráter globalizado.

É necessário, portanto, que os conteúdos sejam organizados e contextualizados de maneira interdisciplinar, garantindo o desenvolvimento e a formação da cidadania.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Colégio Ary Quintella tem como objetivo ajudar o aluno a construir sua identidade, favorecendo-o a entender criticamente os valores a serem adotados para a criação de um mundo melhor para si próprio e para os outros. Estaremos iniciando, deste modo, uma educação transformadora, comprometida com os interesses da comunidade na qual a escola está inserida.

AVALIAÇÃO

Percebemos a avaliação como um aspecto importante para o auto-conhecimento, sendo necessário:

Priorizar o conhecimento integral do aluno com base nos objetivos propostos para uma educação libertadora, ressaltando a importância das experiências de cada um, avaliando dentro de um processo contínuo.

PROJETO PEDAGÓGICO ANUAL

Projeto elaborado por nossa Equipe e também pela participação de alguns alunos, abordando temas de interesse geral e que façam nossos alunos enriquecerem seu conhecimento de forma criativa, agradável e inovadora. 

Projeto de 2024: Projeto Pedagógico Anual 2024

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

O espaço físico do Colégio tem capacidade para 800 alunos.

No 1º turno funcionam as turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental 2 e 1ª a 3ª Séries do Ensino Médio.

No 2º turno funcionam as turmas de Educação Infantil I, II e III e os 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental 1.

Divisão do espaço físico:

Sala dos Diretores – 03
Sala dos Professores – 01
Sala da Coordenação – 01
Biblioteca – 01
Almoxarifado – 01
Centro Esportivo – 1560 m2 (Rua Macedo Braga, 78)
Área total construída:
Pavimento térreo – 110 m2
Pavimento superior – 200 m2
Área coberta – 140 m2
Descoberta – 70 m2

RECURSOS HUMANOS

Total de funcionários:

Diretor Administrativo/Diretor  Financeiro – 01

Diretor Pedagógico – 01

Coordenador Pedagógico (Supervisor) – 01

Coordenador Disciplinar – 02

Auxiliar Disciplinar – 02

Orientador Educacional – 01

Fonoaudióloga (prestadora de serviço) – 01

Secretária – 01

Auxiliar Administrativo – 02  

Professores de EI ao 5º ano EF (4ª série) – 09

Professores do 6º ao 9º anos EF (5ª a 8ª séries) – 16

Professores de Ensino Médio – 12

Serviços Gerais – 02

Mecanografia – 01

Vigia – 01

Observação: Anualmente podemos contar com o auxílio de estagiárias da Escola Normal e estudantes de Pedagogia (estágio remunerado) para as turmas de EI ao 5º ano EF.

RECURSOS MATERIAIS

Além do material de sala de aula (mesas, cadeiras e quadros-brancos) contamos com:
Televisores
DVD
Computadores
Retroprojetor
Multimídia
Aparelho de som
Geladeira
Freezer
Forno elétrico
Microondas
Bebedouro
Ventiladores
Ar condicionado

OBJETIVOS GERAIS DE CADA SEGMENTO

 Educação Infantil

– Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

– Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

– Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

– Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Ensino Fundamental

– Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no seu dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

– Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

– Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

– Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

– Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções de comunicação.

Ensino Médio

– Compreender os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos;

– Vincular a educação ao trabalho e à prática social;

– Preparar-se para o trabalho e o exercício da cidadania;

– Ter flexibilidade para adaptar-se a novas condições de ocupação;

– Relacionar a teoria com a prática;

– Estimular a pesquisa e o debate contínuo sobre o conhecimento adquirido;

– Ter autonomia intelectual e pensamento crítico.

 

 
Setores à disposição 1

Para proporcionar um atendimento adequado ao aluno e às famílias, o CAQ conta com os seguintes setores:

Direção Geral

A Direção Geral é responsável pela representação, organização e administração geral da Escola.

Direção Administrativa

A Direção Administrativa é responsável pelo gerenciamento de atividades técnico-administrativas.

Direção Pedagógica

A Direção Pedagógica é responsável pela orientação e assistência aos professores, buscando promover a melhoria permanente da qualidade de ensino. Preocupa-se em avaliar se o conteúdo está sendo aplicado adequadamente.

Orientação Educacional

É o serviço que orienta o aluno no aspecto social, afetivo e comportamental, cooperando para o seu desenvolvimento integral. Faz também, a ligação entre a Família e a Escola, atendendo aos pais e, quando necessário, a especialistas.

Coordenador Disciplinar

É o serviço destinado a orientar o relacionamento entre os alunos e destes com professores e funcionários, procurando manter a disciplina, a ordem e a segurança na escola.

Secretaria

É o setor à disposição de pais e alunos para promover o seu relacionamento com a área administrativa e pedagógica. É responsável também pela efetivação da matrícula, emissão de documentos (históricos, certificados, requerimentos, etc.), e pela venda de livros e uniformes.

Funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 18h.

Sala de Leitura

A Sala de Leitura está aberta a todos os alunos, professores, pais e funcionários. O seu objetivo é selecionar e disponibilizar informação, incentivar o gosto pela leitura e auxiliar na realização das pesquisas escolares.


Direitos e Deveres dos Alunos
.

Direitos e deveres dos alunos

Deveres do Aluno

1. Acatar a autoridade dos Professores e Funcionários do Estabelecimento e, especialmente, a autoridade da Coordenação e da Direção.

2. Ser assíduo e pontual na frequência às aulas. Só serão permitidos atrasos de 15 minutos, três vezes no mês. Caso o aluno se atrase mais do que o permitido, retornará para a casa com um comunicado que deverá ser assinado e só entrará na Escola com a presença do responsável.

3. Possuir o material escolar exigido, mantendo-o em perfeita ordem e devidamente cuidado; podendo ser solicitada a retirada do aluno de sala que, em prejuízo dos colegas, não estiver de acordo com o exposto;

4. Comparecer às comemorações cívicas determinadas pelo Estabelecimento.

6. Colaborar com a Direção do Estabelecimento na conservação do asseio do prédio, do mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo.

7. Obedecer aos preceitos de boa educação nos seus hábitos, gestos, atitudes e palavras.

8. Apresentar-se para as aulas, inclusive as de Educação Física, trajando uniforme completo, com o máximo asseio e alinho na própria pessoa e no traje, devendo ser impedido de entrar na Escola ou Quadra para as devidas atividades, se tal não acontecer.

9. Indenizar os prejuízos quando produzir danos materiais no Estabelecimento e em objetos de propriedade de colegas e funcionários.

10. Obedecer às determinações do Regimento e das autoridades escolares.

Direitos do Aluno

1. Participar de todas as atividades que proporcionem o desenvolvimento das potencialidades sob o aspecto individual, individual-social e predominantemente social.

2. Receber em igualdade de condições a orientação necessária para realizar bem suas atividades escolares.

3. Solicitar esclarecimento que julgar necessário à boa compreensão dos assuntos que lhes são ensinados.

4. O direito de defesa e de recurso ao Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, com efeito suspensivo da decisão que será aplicada ou não pelo Conselheiro relator do processo, quando lhe for imputada falta que possa resultar no cancelamento da matrícula.

5. Usufruir de todos os benefícios de caráter educativo e social que o Colégio proporciona aos alunos de sua turma.

6. Justificar-se quando cometer alguma falta e, se a justificativa for razoável, receber compreensão e novas oportunidades.

7. Ser tratado com compreensão dentro de um espírito de diálogo.

É proibido ao aluno

1. Entrar na classe ou dela sair sem permissão do professor.

2. Ausentar-se do Estabelecimento sem a autorização da Coordenação.

3. Ocupar-se, durante as aulas, com atividades que não lhe digam respeito e perturbem o bom funcionamento das mesmas.

4. Praticar atos ofensivos à moral e aos bons costumes, assim como desrespeitar a orientação filosófica do Estabelecimento.

5. Promover, sem licença da Direção, qualquer tipo de campanha.

6. Participar de movimentos que resultem ausência coletiva às aulas ou qualquer atividade escolar.

7. Ter consigo livros impressos, gravuras ou escritos de qualquer gênero impróprios a sua instrução e aos bons costumes.

8. Conservar-se na sala de aula durante o recreio.

9. Produzir algazarras nos corredores e pátios durante todo o período das aulas.

10. Utilizar qualquer tipo de objeto, sem ser o material escolar, tais como: boné, walkman, headphone, jogos eletrônicos, celulares, MP3,4,5…, IPAD, IPOD, etc. (A escola não se responsabiliza pela perda ou quebra dos objetos trazidos.)

11. Em hipótese alguma será permitida a entrada na escola de canivetes, armas de fogo, cigarros, etc.

12. Subir para a sala de aula com merenda.

Aos alunos, conforme gravidade ou reiteração das faltas ou infrações, são aplicadas as seguintes sanções:

1. Repreensão, quando o aluno transgredir os dispositivos que concernem aos deveres dos alunos, mencionados anteriormente.

2. Advertência por escrito no caso de reincidência nas faltas previstas na alínea anterior.

3. Suspensão temporária de 1 (um) a 5 (cinco) dias determinada pela Coordenação do Estabelecimento quando, mesmo
depois de advertência, o aluno persistir na falta.

4. Cancelamento da matrícula com imediata expedição de guia de transferência, quando o aluno cometer falta grave que resulte em prejuízo moral ou material aos funcionários ou colegas.

5. Qualquer penalidade deve ser sempre levada ao responsável pelo aluno.

A aplicação da sanção no “item 4” anterior, será precedida de apuração da falta imputada ao aluno o que se fará no Conselho de Classe, assegurando-se ao aluno ou a seu responsável o direito de defesa e a legislação vigente garante o recurso ao Conselho Estadual de Educação, com efeito suspensivo da decisão que será aplicada ou não pelo Conselheiro relator do processo.


Formas de Comunicação

comunicação

Informativo CAQ Mensal

Um dos veículos de comunicação entre o aluno, a Família e a Escola, traz informações e orientações de cunho pedagógico, programação de eventos e de outras atividades extras, enfim, tudo o que é notícia no CAQ. É distribuído às Famílias por intermédio dos alunos.

Agenda

Solicitamos a compra de uma agenda escolar. É um dos meios eficazes de comunicação entre a família e o CAQ.

Encontro de Pais – Bimestral

Bimestralmente o CAQ organiza reuniões que têm como objetivo discutir os assuntos que envolvem todo o desempenho escolar de seu(a) filho(a).

Horário das Reuniões

·Educação Infantil ao 5º ano – No período da tarde, conforme divulgado no Informativo Mensal / Site.

·6º ano ao Ens. Médio – A partir das 19h, conforme Site e Informativo Mensal. Os responsáveis que não puderem comparecer à reunião, podem agendar um horário com a Coordenação ou Direção Pedagógica através dos telefones (2229-9457 ou 97034-3436 WhatsApp), ou pelo e-mail: faleconosco@colegioaryquintella.com.br. 

Boletim Escolar Bimestral 

Bimestralmente o CAQ divulga os dados do desempenho escolar dos seus alunos no Boletim Escolar, que é entregue ao responsável na Reunião.

Caso o Responsável não possa comparecer à reunião, o boletim é enviado pelo aluno.

Se houver alguma nota errada ou sem lançamento no boletim, o aluno deverá comparecer à secretaria com o mesmo para que seja realizada a correção. Se por ventura não for feito este procedimento até o final do bimestre posterior, caberá à Direção juntamente com a coordenação e supervisão tomar as medidas necessárias.

Outras Correspondências

Eventualmente, cartas, circulares e outros comunicados são enviados às famílias por intermédio dos alunos ou, em casos excepcionais, pelo correio. Estas correspondências devem, quando solicitadas, ser assinadas pelos responsáveis e devolvidas ao CAQ no prazo e pessoa responsável.

Observação Importante

Os telefones e o endereço da Família devem estar sempre atualizados junto à secretaria da Escola para que eventuais comunicações sejam feitas com a devida rapidez e eficiência.


 
image_pdfimage_print

faça o login