OBA

21ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

21ª OBA 2018




A prova foi realizada em 18/05/2018.

Baixe o aplicativo para smartphone ou tablet!

.…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Conheça os primeiros colocados do CAQ na XXI OBA – 2018

Os 3 primeiros lugares do CAQ (por nota geral)

1º lugar – Gustavo Marques 501B 

2º lugar – Gustavo R. Villa Real 501B

3º lugar – Anna Luísa Neves – 702 e  Pedro Monteiro – 902

Os 10 primeiros lugares por Turno

Turno da Tarde – Nível 2 (Somente o 5º Ano participou)

1º lugar – Gustavo Marques 501B

2º lugar – Gustavo R. Villa Real – 501B

3º lugar – Guilherme Ferreira – 501B

4º lugar – Pedro de Carvalho – 501B

5º lugar – Camile Ribeiro – 501A

6º lugar – Matheus Secioso – 501B

7º lugar – Rafaella Duarte – 501B

8º lugar – Ana Luiza Vigier – 501A

9º lugar – Gabriel Tavares – 501A

9º lugar – Marianny de Almeida – 501A

10º lugar – Miguel Nunes – 501B

 

Turno da Manhã  – Nível 3 (6º ao 9º Anos)

1º lugar – Anna Luísa Neves – 702

1º lugar – Pedro Monteiro – 902

2º lugar – Julia Lima – 901

3º lugar – Christopher Henry Pinheiro – 901

4º lugar – Carlos Eduardo E. Santo – 601

5º lugar – Marcos Paulo Faour – 901

6º lugar – Eduardo Monteiro – 901

7º lugar – Flávio Lucas – 801

8º lugar – Gabriel Carnevale – 901

9º lugar – Letícia Cristina Cartella – 701

10º lugar – Gabriel das Neves – 901

Gostaríamos de parabenizar também a todos os alunos que realizaram a prova do OBA com a seriedade que a mesma merece!

OBA informa:
No dia 22/12/2011 ocorreu o maior afastamento do Sol em relação ao Equador Celeste, sobre o hemisfério Sul. Ou seja, o Sol esteve a “pino” ao longo de todas as localidades que possuem latitude igual à do TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO. Esta é a definição de Solstício de Verão. Neste dia tivemos a noite mais curta do ano! Agora, lentamente, o Sol se deslocará de volta para o Trópico de Câncer, passando a “pino” sobre o Equador Terrestre no Equinócio de Outono para os moradores do hemisfério Sul, em março, para finalmente chegar ao Trópico de Câncer, quando para os moradores do hemisfério Sul será o Solstício de Inverno, e de Verão para os moradores do hemisfério Norte.

A PASSAGEM PERIÉLICA ocorreu no dia 05/01/2012. Neste dia a Terra passou por seu ponto mais próximo ao Sol. Na realidade, não deu para perceber nada, mas isso porque a órbita da Terra é uma elipse de baixíssima excentricidade. Se fosse muito “achatada” como se vê em alguns livros didáticos teríamos que ver o Sol bem maior nesta ocasião e bem menor depois.

CAQ informa… 

 Visando sempre o estímulo ao estudo, nos inscrevemos na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A mesma será realizada em 18/05, em nossa própria escola, conforme comunicado. Para verificar o gabarito, a partir desta data, basta acessar o site do OBA.

E, aqui, está o endereço onde você terá acesso a todas as provas do OBA já realizadas.

http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=9&pag=conteudo&m=s

Aproveite esta oportunidade para estudar com seus filhos. Uma forma muito interessante e estimulante de aprender. Alguns sites e arquivos abaixo poderão ajudá-los.

Boa sorte a todos!

 Saiba mais…


a)    Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;

b)    Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;

c)    Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino    fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;

d)    Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Duração desta prova: quatro horas.

DOS PARTICIPANTES. Poderão participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do País, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola. Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a uma outra escola cadastrada, ou a outra instituição cadastrada. A inscrição do aluno deverá ser feita pelo professor que aplicará a prova. Para fazer a prova os alunos só poderão usar lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a materiais ou a pessoas ou o uso de calculadora, exceto quando exceções constarem expressamente nas próprias provas.

DOS APLICADORES DA PROVA. A prova será aplicada aos alunos previamente inscritos junto ao professor representante da OBA. Os aplicadores deverão manter o sigilo da prova, seguir as instruções e prazos da CO/OBA e se ater aos princípios éticos.

DO LOCAL DA PROVA. A prova deverá ser realizada nas dependências da instituição do aplicador. Para isso o professor deverá providenciar a reserva antecipada de sala(s) adequada(s) junto à direção da escola, tomando precaução para que não haja superposição com outro evento.

DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS. As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A prova será constituída de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica. Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:

a) Nível 1. Astronomia: Terra: forma, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, dia e noite. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais. O homem na Lua. Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS).

b) Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Patrocinadores

c) Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.

d) Nível 4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

Dê uma passadinha nos endereços abaixo para estudar um pouquinho.

http://www.oba.org.br/site/index.php

http://www.suapesquisa.com/astronomia/

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/02/18/ult4477u1366.jhtm

http://www.biodieselbr.com/energia/agro-energia.htm

http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm

http://www.google.com.br/#q=astronomia&hl=pt-BR&biw=1259&bih=440&prmd=
ivnsbl&tbs=tl:1&tbo=u&ei=REfFTcnALur20gHSipj6Bw&sa=X&oi=timeline_result&ct=
title&resnum=16&ved=0CI0BEOcCMA8&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=f215dd2096eb5836

Para os baixinhos:

http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/index.htm

http://astro2009.wordpress.com/2009/02/12/sites-interessantes-de-astronomia/

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/search?SearchableText=astronomia

Acesse:
Aeronáutica

Endereço

Rua Macedo Braga, 223
Abolição – RJ

CEP: 20755-180
E-mail: faleconosco@colegioaryquintella.com.br

Telefone:
(21) 2229-9457

CNPJ: 27.819.341/0001-40