XII Feira de Trigonometria & VIII Encontro Artístico e Cultural do CAQ

Queridos Alunos,

Com imenso prazer relatamos que nossa XII Feira de Trigonometria & VIII Encontro Artístico e Cultural do CAQ foi um sucesso devido ao empenho de todos vocês e da Equipe CAQ.

A apresentação dos trabalhos de Física, Química e Matemática estava maravilhosa. O Desfile foi um sucesso, a peça de teatro divertiu, informou e alegrou todos que lá estavam e, para fechar com chave de ouro, nossos alunos e ex-alunos deram um show no palco. 

Escutar as Professoras Cláudia Tufani e Maria de Fatima e o José Carlos, ao final do evento, com um sorriso estampado, falar: “-É isso que vale à pena!”, não tem preço. Ver o sorriso do professor Eduardo e do professor Alex, com sentimento de dever cumprido é fantástico. O sentimento de felicidade em atingir o objetivo de ensinar para essa garotada não tem preço! 

Que possamos ter muitos e muitos encontros desse nível. Obrigado pelo presença dos Responsáveis, dos Alunos e de nossos Mestres e Colaboradores. 

parte 1    parte 2  parte 3 parte 4

Curtam a seguir algumas imagens desse Evento incrível feito por nossos grandes e magníficos artistas.

Foto 2   Foto 1   Foto 3   Foto 4   Foto 5   Foto 7   Foto 9 Foto 10   Foto 11   Foto 12   Foto 15   Foto 19   Foto 18   Foto 21   Foto 14   Foto 6   Foto 16   Foto 13   Foto 8   Foto 17   Foto 20   Foto 28   Foto 33   Foto 30   Foto 23   Foto 22   Foto 29   Foto 25   Foto 27  Foto 31  Foto 32  Foto 35  Foto 34

Quer saber um pouco mais sobre este Projeto nota 1000? Então, leia a seguir.

FEIRA DE TRIGONOMETRIA

Objetivo Geral

A feira tem o intuito de informar, de forma prazerosa, dinâmica, inteligente e interdisciplinar, a história da trigonometria, as suas aplicabilidades na vida atual, tais como: navegação, construção de satélites, meteorologia, estudo das marés, energia limpa, etc e, assim, mostrar aos alunos o fascinante mundo da Matemática.

Objetivo Específico

Trabalhar os fundamentos básicos da trigonometria para que os alunos do 9º ano e Ensino Médio possam melhor compreender suas variadas relações.

Estratégia

Para isto, utiliza-se, com o objetivo de despertar a curiosidade, em local estratégico, cubos que contêm, colados em suas faces, um pouco da história de alguns matemáticos, que também eram grandes filósofos.

 A feira em si realiza-se em um local visivelmente agradável, com instrumentos expostos que lembram, a todo momento, trigonometria.

 Interdisciplinaridade

Para se trabalhar com projetos é importante o envolvimento da maioria das áreas do conhecimento, para que o mesmo tenha resultado satisfatório. Conseguindo despertar no educador a importância de se trabalhar coletivamente em busca dos mesmos objetivos e, simultaneamente, estimular o educando a utilizar suas diversas experiências diárias dentro do conteúdo programático.

Na feira de trigonometria há o envolvimento direto das seguintes disciplinas:

Educação Artística

  • montagem dos painéis:
  • quadros de demonstração da história e aplicabilidade da trigonometria;
  • painel para simular como era feito o cálculo do raio da Terra;
  • painel para calcular a distância da Terra ao Sol;

Painéis com demonstrações:

  • dos ângulos notáveis;
  • dos arcos notáveis;
  • do estudo dos sinais do seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cosecante;
  • da senóide, da cossenóide e do estudo do período, do domínio, da imagem, se é função par ou função ímpar;

Física

O professor de física explicou, através da trigonometria, como se calculava a distância da Terra a certos planetas. Utilizando-se da matemática para ensinar o conceito de física relacionado a este assunto.

O professor de química, junto com a galera, desenvolveu detergente, que não agride o ambiente, durante a apresentação. 

Geografia

O professor de Geografia utilizou o painel da história e aplicabilidade da trigonometria nos tempos atuais, para explicar o cálculo das marés alta e baixa, mostrando que é através da pressão atmosférica, exercida pelo Sol e pela Lua sobre a Terra, é que há a alteração das marés.

Sociologia

A professora de Sociologia trabalhou uma peça de teatro, contando a história da matemática.

A apresentação do trabalho aos alunos

Apresentação realizada por 5 alunos (devidamente ensaiados e participantes ativos de todo o funcionamento do evento).

Público: todos os demais alunos do estabelecimento. Priorizando as turmas de 9º ano e Ensino Médio.

As crianças são chamadas, em grupos de 5, durante o tempo de 40 minutos cada grupo. Recebem, logo no início, uma prancheta (com lápis e borracha) com o roteiro da feira.

Os alunos expositores fazem demonstrações, em quadros móveis, para que os visitantes entendam e anotem:

–  cálculo do raio da Terra;

–  arcos notáveis;

–  ângulos notáveis;

–  equação fundamental;

–  estudos dos sinais do seno, cosseno e tangente;

–  senóides e cossenóides;

Período de realização da feira

Último bimestre do ano

Avaliação da feira

Após o aluno passar por esta exposição, o mesmo realiza uma prova onde deve demonstrar tudo o que presenciou e aprendeu na feira.

Conclusão

O trabalho mostra ser um caminho fascinante e interessante, uma aventura em busca do conhecimento.

A Matemática, disciplina tão temida e odiada por tantos, nesta feira, demonstra ser algo demasiadamente instigante e prazeroso de se estudar.

Idealizado por

José Carlos Marques Lima – Coordenador Geral Turno Manhã CAQ

Realizado por

Maria de Fatima – Professora de História CAQ

Alex – Professor de Física CAQ

Eduardo – Professor de Química CAQ

Rodrigo Blanco – Professor Educação Artística CAQ

José Carlos Marques Lima – Coordenador Geral Turno Manhã CAQ

“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.” 

Albert Einstein

 

 

Endereço

Rua Macedo Braga, 223
Abolição – RJ

CEP: 20755-180
E-mail: faleconosco@colegioaryquintella.com.br

Telefone:
(21) 2229-9457

CNPJ: 27.819.341/0001-40