XII Feira de Trigonometria & VIII Encontro Artístico e Cultural do CAQ

Queridos Alunos,

Com imenso prazer relatamos que nossa XII Feira de Trigonometria & VIII Encontro Artístico e Cultural do CAQ foi um sucesso devido ao empenho de todos vocês e da Equipe CAQ.

A apresentação dos trabalhos de Física, Química e Matemática estava maravilhosa. O Desfile foi um sucesso, a peça de teatro divertiu, informou e alegrou todos que lá estavam e, para fechar com chave de ouro, nossos alunos e ex-alunos deram um show no palco.

Escutar as Professoras Cláudia Tufani e Maria de Fatima e o José Carlos, ao final do evento, com um sorriso estampado, falar: “-É isso que vale à pena!”, não tem preço. Ver o sorriso do professor Eduardo e do professor Alex, com sentimento de dever cumprido é fantástico. O sentimento de felicidade em atingir o objetivo de ensinar para essa garotada não tem preço!

Que possamos ter muitos e muitos encontros desse nível. Obrigado pelo presença dos Responsáveis, dos Alunos e de nossos Mestres e Colaboradores.

parte 1    parte 2  parte 3 parte 4

Curtam a seguir algumas imagens desse Evento incrível feito por nossos grandes e magníficos artistas.

Quer saber um pouco mais sobre este Projeto nota 1000? Então, leia a seguir.

FEIRA DE TRIGONOMETRIA

Objetivo Geral

A feira tem o intuito de informar, de forma prazerosa, dinâmica, inteligente e interdisciplinar, a história da trigonometria, as suas aplicabilidades na vida atual, tais como: navegação, construção de satélites, meteorologia, estudo das marés, energia limpa, etc e, assim, mostrar aos alunos o fascinante mundo da Matemática.

Objetivo Específico

Trabalhar os fundamentos básicos da trigonometria para que os alunos do 9º ano e Ensino Médio possam melhor compreender suas variadas relações.

Estratégia

Para isto, utiliza-se, com o objetivo de despertar a curiosidade, em local estratégico, cubos que contêm, colados em suas faces, um pouco da história de alguns matemáticos, que também eram grandes filósofos.

A feira em si realiza-se em um local visivelmente agradável, com instrumentos expostos que lembram, a todo momento, trigonometria.

Interdisciplinaridade

Para se trabalhar com projetos é importante o envolvimento da maioria das áreas do conhecimento, para que o mesmo tenha resultado satisfatório. Conseguindo despertar no educador a importância de se trabalhar coletivamente em busca dos mesmos objetivos e, simultaneamente, estimular o educando a utilizar suas diversas experiências diárias dentro do conteúdo programático.

Na feira de trigonometria há o envolvimento direto das seguintes disciplinas:

Educação Artística

• montagem dos painéis:
  • quadros de demonstração da história e aplicabilidade da trigonometria;
  • painel para simular como era feito o cálculo do raio da Terra;
  • painel para calcular a distância da Terra ao Sol;

Painéis com demonstrações:

• dos ângulos notáveis;
  • dos arcos notáveis;
  • do estudo dos sinais do seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cosecante;
  • da senóide, da cossenóide e do estudo do período, do domínio, da imagem, se é função par ou função ímpar;

Física

O professor de física explicou, através da trigonometria, como se calculava a distância da Terra a certos planetas. Utilizando-se da matemática para ensinar o conceito de física relacionado a este assunto.

O professor de química, junto com a galera, desenvolveu detergente, que não agride o ambiente, durante a apresentação.

Geografia

O professor de Geografia utilizou o painel da história e aplicabilidade da trigonometria nos tempos atuais, para explicar o cálculo das marés alta e baixa, mostrando que é através da pressão atmosférica, exercida pelo Sol e pela Lua sobre a Terra, é que há a alteração das marés.

Sociologia

A professora de Sociologia trabalhou uma peça de teatro, contando a história da matemática.

A apresentação do trabalho aos alunos

Apresentação realizada por 5 alunos (devidamente ensaiados e participantes ativos de todo o funcionamento do evento).

Público: todos os demais alunos do estabelecimento. Priorizando as turmas de 9º ano e Ensino Médio.

As crianças são chamadas, em grupos de 5, durante o tempo de 40 minutos cada grupo. Recebem, logo no início, uma prancheta (com lápis e borracha) com o roteiro da feira.

Os alunos expositores fazem demonstrações, em quadros móveis, para que os visitantes entendam e anotem:

–  cálculo do raio da Terra;

–  arcos notáveis;

–  ângulos notáveis;

–  equação fundamental;

–  estudos dos sinais do seno, cosseno e tangente;

–  senóides e cossenóides;

Período de realização da feira

Último bimestre do ano

Avaliação da feira

Após o aluno passar por esta exposição, o mesmo realiza uma prova onde deve demonstrar tudo o que presenciou e aprendeu na feira.

Conclusão

O trabalho mostra ser um caminho fascinante e interessante, uma aventura em busca do conhecimento.

A Matemática, disciplina tão temida e odiada por tantos, nesta feira, demonstra ser algo demasiadamente instigante e prazeroso de se estudar.

Idealizado por

José Carlos Marques Lima – Coordenador Geral Turno Manhã CAQ

Realizado por

Maria de Fatima – Professora de História CAQ

Alex – Professor de Física CAQ

Eduardo – Professor de Química CAQ

Rodrigo Blanco – Professor Educação Artística CAQ

José Carlos Marques Lima – Coordenador Geral Turno Manhã CAQ

“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.”

Rua Macedo Braga, 223
Abolição – RJ